quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de maio

ESTÁS PROTEGIDO PELOS CARROS DE DEUS (Salmo 68, 15-18)

Os carros de Deus são milhares e milhares; o Senhor vem do Sinai para o santuário. (Sl 68, 18)


Onde eu estou, lá estão meus carros. Estes não são como os dos homens, incapazes de salvar e de livrar os que confiam neles.

Assim, o faraó tinha seiscentos carros (Êxodo 14,7). Todos foram engolidos pelas vagas do Mar Vermelho enquanto perseguiam os israelitas.

Jabin, rei de Canaã no tempo de Débora, possuía novecentos carros. Mas, quando Barac se levantou com minha força e meu poder, os cananeus foram arrasados e seus carros se afundaram na torrentes do Quison, enquanto "as estrelas em seu curso" se opunham a Sísara. Derrotei a Sísara e todo seu exército, e fiz passar as tropas de Sísara ao fio da espada. Ele próprio desceu de seu carro e fugiu a pé, mas caiu finalmente nas mãos de uma mulher e foi morto em sua tenda (Juizes 4, 13-21).

Não disse eu a meu povo: "Quando saíres para a guerra contra os inimigos e vires os cavalos e os carros de um exército mais poderoso que o teu, não tenhais medo, pois o Senhor teu Deus, que te fez subir da terra do Egito, está contigo"! (Deuteronômio 20,1).

Quando Josué combateu os reis de Canaã no norte do país, eu mandei matar os cavalos e queimar as carnes, o que ele fez (Josué 11, 4-6,9). EU não desejava que meu povo pusesse sua confiança em suas armas, mas sim em mim, o Libertador.

Quando o espírito de orgulho apoderou-se de Absalom, ele buscou carros e cavalos e cinquenta servidores para "correr diante dele" e anunciar sua chegada (2 Samuel 15,1). No dia em que Davi abraçou Absalom ele apertou contra si a serpente que ansiava por destruí-lo (2 Samuel 14,33). Mas esse desejo caiu por terra, porque Deus vigiava.

Assim, não temas a demonstração de força do adversário. Quando os sírios chegaram de noite com um grande exército para cercar Eliseu com seus carros e cavalos, o profeta disse ao servidor: "Não tenhas medo. Os que estão conosco são em maior número do que os que estão com eles" (2 Reis 6,16). E depois: "E o Senhor abriu os olhos do criado, de modo que ele viu a montanha cheia de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu"> (v.17).

"Uns confiam nos carros, outros nos cavalos, mas nossa força está no nome do Senhor nosso Deus" (salmo 20,8).

Tu também, nunca, jamais deves temer o inimigo, nem colocar tua esperança nas armas feitas pelas mãos dos homens.

Se cumprires minha vontade e levares uma vida santa, eu te guardarei e te livrarei de todos os teus inimigos pois, em verdade, os que estão do teu lado são mais numerosos dos que os que estão com os outros... (pag. 169)


Nenhum comentário:

Postar um comentário