segunda-feira, 12 de setembro de 2011

12 de setembro

ELE ESCOLHEU OS "NADAS" E OS "DESPOSSUÍDOS" (Salmo 105, 1-13)

Quando eram um pequeno número, bem poucos e estrangeiros no país, e migravam de nação em nação, de um reino para outro povo... (vs. 12-13)

Escolhi Israel quando este povo era "um pequeno número". Eu gosto de pegar as pequenas coisas e torná-las grandes, coisas insignificantes e torná-las importantes, coisas fracas e torná-las fortes, a fim de que nenhuma carne se glorifique de seu próprio sucesso ou de seu próprio poder.

Eis o porque te escolhi. Não te escolhi porque eras excepcional, mas sim porque era o "primeiro dentre os pecadores" a teus próprios olhos, e porque pensavas e continuas pensando que é um "nada".

Quando um homem ou uma mulher se acha indispensável e acredita ter um papel importante, eu faço uma de duas coisas: eu o humilho através de uma provação pessoal ou retiro dele minha luz.

O pecado da Igreja de Laudicéia era dizer: "Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu" (Apocalipse 3,17).

Escolhi Israel em uma época em que era prefigurado por Abraão. Posso criar uma nação toda a partir de um único homem e de uma única mulher. Da descendência da mulher fiz nascer os familiares de Jesus pelo poder do Espírito Santo. Ele nasceu "não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus" (João 1,13).

Não desprezes os pequenos começos (cf. Zacarias 4,10), pois eu crio reis a partir do nada. Não disse Saul a Samuel: "Eu sou um benjaminita, filha da menor tribo de Israel; e a minha família é a menor de todas as famílias de Benjamim" (1 Samuel 9,21). Ele foi escolhido pela sua humildade. Mas quando seu coração se encheu de orgulho e se elevou, tive que escolher outro soberano. "Por pequeno que foste aos teus próprios olhos, acaso não te tornaste o chefe das tribos e Israel e não te consagrou o Senhor, rei de Israel?" (1 Samuel 15, 17) Eu me dirigi ao meu povo por meio de Moisés: "Não é porque sois mais numerosos que todos os outros povo que o Senhor se uniu a vós e vos escolheu: ao contrário, sois o menor de todos. Mas o Senhora ama-vos e quer guardar o juramento que fez a vossos pais" (deuteronômio 7, 7-8).

Assim, através da tua vida peregrina, quando és estrangeiro e viandante sobre uma terra que não te pertence, eu te escolho e te preparo para te transformar no meu maior tesouro. (pag. 295)


Nenhum comentário:

Postar um comentário