sexta-feira, 23 de setembro de 2011

23 de Setembro

O MISTÉRIO DO CORAÇÃO E DA ALMA (Salmo 108, 1-13)

Meu coração está pronto, ó Deus! Meu coração está pronto. Quero cantar, a ti louvar. (v.2)

Tua alma é o teu tesouro. Quando ilumino tua alma, ela fica cheia de glória. É nela que te comunicas comigo. Teu coração carnal está intimamente ligado a tua alma. O coração físico é uma representação visível do coração espiritual, chamado "alma". Às vezes, quando a Bíblia fala do coração neste sentido, ela quer dizer "alma".

A relação que existe entre o coração natural e o coração espiritual (a alma da pessoa) pode se comparar à relação que ligava o tabernáculo terrestre onde meus filhos me adoravam, e o tabernáculo celeste (cf. Hebreus 9,8). O primeiro é temporal, o segundo, eterno. Teu coração natural te é dado por algum tempo, mas tua alma é para sempre., Ora, a relação e a semelhança são tão próximas que tudo o que entristece a alma afeta o coração, às vezes tão profundamente que ele cessa os batimentos. Muitas pessoas têm doenças do coração porque vivem no stress. Mas a alma que está preenchida com minha luz e minha glória pode agir sobre o coração e liberar luz e saúde.

Muitos transplantados morrem apesar da operação bem-sucedida porque em determinados casos a causa real de problema cardíaco não foi levada em conta. A "doença" da alma não foi tratada, nem curada.

Quando o salmista diz "Meu coração está pronto" ele quer dizer que sua alma está determinada a agir de tal ou tal maneira. Assim, ele havia decidido em sua alma me louvar, o que, sem prévia experiência espiritual, é impossível. Se não decidires em tua alma me louvar como ele, esquecerás rapidamente de fazê-lo.

Perceberás que tua alma cede à tristeza e geme. Depois ela perderá a sua glória. E a alma privada de glória é uma alma "morta", pois a vida vem da glória.

És o capitão da tua alma. Assim como um piloto de avião regula seu instrumental de vôo para cada destinação e altitude, deves "regular" a tua alma. Em outras palavras, deves decidir em teu coração levar uma vida de louvor, e assim conhecerás a glória! (pag. 309)




Nenhum comentário:

Postar um comentário