sábado, 23 de abril de 2011

23 de abril

O MAIOR SOFRIMENTO (Salmo 55, 10-22)

Se fosse um inimigo que me insultasse, eu aguentaria; se fosse um adversário que se levantasse contra mim, me esconderia dele. Mas és tu, meu companheiro, meu amigo e confidente; uma doce amizade nos unia, na casa de Deus caminhávamos alegres (Sl 55, 13-15)

As maiores tragédias de todos os tempos virão sobre esta geração porque ela é a última. Mas nada fere mais um coração do que ver teu amigo, teu igual, teu irmão ou irmã na fé se voltar contra ti. Eu sei disso por experiência pessoal. Davi sofreu uma traição tremendamente dolorosa, e do mesmo modo foi comigo.

Não estás sozinho, meu bem-amado. Eu estou contigo na hora da rejeição e do sofrimento. Eu te ajudarei e te fortificarei. Eu te serei mais caro do que qualquer ser humano e não te abandonarei nem te trairei jamais.

É verdade que se pode sofrer muitos males da parte de um inimigo que odeia declaradamente. Mas quando a traição, as reprovações e o desprezo partem de alguém que partilha da tua vida, a experiência torna-se muito triste.

Eu sabia que iria passar pela traição de Judas. Eu estava com o coração machucado quando lhe disse: " O que tens a fazer, faze logo" (João 13,27). Às vezes é preciso encorajar teu adversário a te trair. Deves impelir teu inimigo a cumprir sua tarefa a fim de ser, tu mesmo, mais rapidamente crucificado.

Não existe bem nenhum em retardar a execução de uma pena de morte uma vez que ela está estabelecida. Vale mais a pena se submeter prontamente à guilhotina.

Eis por que deves atravessar sofrimentos. Alguns amigos - com os quais não te preocupavas - te traíram, mas jamais algum que tu amavas como tua alma.

Ora, eu amava Judas com toda a minha alma. Eu o vi mudar, pouco a pouco. Vi o demônio entrar nele (João 13, 27). Depois dessa iniciativa do maligno, ficou mais fácil me vender. Ele se tornou num Judas diferente, sua personalidade havia mudado. Mesmo assim eu ainda o amava. Eu recordava o quanto havíamos caminhado juntos sobre as estradas poeirentas da Galiléia, como nos sentávamos juntos para conversar à tarde. Ele me fazia muitas perguntas, e tinha sede de conhecimento. Um sorriso rápido e belo iluminava seu semblante. Eu o amava. Sua grande fraqueza foi ser venal, de preço baixo. Ele não apenas vendeu a mim, mas vendeu junto sua própria alma, tudo isso por trinta dinheiros. Ele feriu meu coração. As pessoas pensam que eu detestava Judas. Nada disso. Eu o amava.

Agora tu também és chamado a experimentar esse sofrimento. Aceita-o. e até encoraja-o, a fim de me seguires até o Calvário. (pag. 133)




Um comentário: