quarta-feira, 6 de abril de 2011

6 de abril

OS GRANDES SEGREDOS DE DEUS SÃO REVELADOS PELA MÚSICA (Salmo 49, 1-10)

"Minha boca fala a sabedoria, meu coração medita a inteligência; darei ouvidos a um provérbio, na cítara explicarei o meu enigma". (Sl. 49,4-5)


Meu bem-amado servo Davi sabia exprimir os segredos da eternidade. Ele sabia que existe um modo de superar os limites do vocabulário humano. Ele usava um modo superior, o da música.

A música pode dizer o que é impossivel às línguas mortais. Ela é ao mesmo tempo expressão dos anjos, , a poesia da alma e a prosa dos grandes santos. Poucos seres sobre a terra foram tão bem qualificados como meu poeta e menestrel, o rei-pastor Davi. É verdade que sua boca pronunciou palavras de sabedoria, e inspirou muitos provérbios de seu filho Salomão, com quem partilhou verdades profundas, pois Salomão foi o filho querido de seus últimos anos, e passou muito mais tempo com ele do que com os filhos mais velhos. Foi um filho cheio de graça e beleza, muito bem cuidado por sua mãe que o concebera durante o luto, enquanto que seu pai passava por um profundo arrependimento e se santificava no jejum.

Davi meditava em meus preceitos e os compreendia graças à inspiração do Espírito de sabedoria e conhecimento. As revelações que eu lhe dei foram tão extraordinárias que sua língua, por falta de instrução, não podia exprimir. Davi sempre se debateu com os limites de seu saber. É por isso que ele deu os melhores escribas e os maiores mestres a seu filho Salomão, que preferia o saber ao poder. A grandeza de Salomão repousava sobre sua capacidade de se servir de sua erudição.

E como Davi sabia que sua espada podia exprimir apenas a força, e não valores como a verdade, em suas melhores horas, ele guardava sua arma, tomava sua harpa nas mãos e deixava seus cânticos conduzirem os homens do inferno para o céu. Ele exprimia a glória da "Glória" como ninguém jamais o fizera, pois ele se apropriava da música celeste para comunicá-la aos homens. Toma teu instrumento musical, por mais elementar que seja, por mais limitados que sejam teus talentos, e toca para mim. Assim, fazendo, tua música, mesmo sem palavras, revelará os mistérios e segredos do céu. Ela liberará os humanos de sua humanidade e lhes abrirá as janelas celestes para que vejam a glória de Deus. ( pag. 113)




Nenhum comentário:

Postar um comentário